Quantcast
Channel: Blog Mauro Beting » Brasileirão 2015
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG

$
0
0

ESCREVE DANIEL BARUD — @BarudDaniel

Clássico é clássico. E o mineiro colocou, frente a frente, o Cruzeiro de Mano Menezes e o Atlético-MG de Levir Culpi. A equipe azul queria se afastar da zona de rebaixamento, enquanto os atleticanos precisavam da vitória para não deixar o Corinthians abrir vantagem na liderança.

Com propostas bem definidas taticamente, ambas as equipes buscavam o gol. O clássico começou disputado. Muito movimentado. Bem aberto. Com as duas equipes criando jogadas ofensivas, cada uma com a sua proposta de jogo.

Taticamente, o Cruzeiro foi a campo no tradicional 4-2-3-1, com Williams e Henrique na proteção da zaga, fazendo a transição defesa-ataque. Na linha de três meias, Ariel Cabral centralizado, Alisson na esquerda e Marquinhos na direita. Na frente, Willian fazia o papel de falso 9, se movimentando, voltando para buscar o jogo, abrindo espaços para infiltração. Sem a bola, esperava o Galo, reativo, no 4-1-4-1, com Henrique no entre linhas, como mostra a imagem abaixo.

Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG --- Rodada 25 BR-15_POSICIONAMENTO 1

Disposição tática das equipes para a primeira etapa. Cruzeiro no 4-1-4-1 reativo. O Atlético no tradicional 4-2-3-1.

Diante disso, o Galo propunha o jogo, tomava a iniciativa, tinha a posse de bola, mas não tinha espaços para criar, penetrar, infiltrar no sistema defensivo azul. Tentava, sem sucesso furar o bloqueio azul. O 4-2-3-1 atleticano tinha Lucas Pratto na frente, como referência, saindo da área, fazendo o pivô, tentando abrir espaços para infiltração de Luan e Patric, que eram bem marcados. Giovanni Augusto, o meia centralizado do Galo, também era bem neutralizado pela dupla Williams e Henrique.

O jogo começou movimentado. Com o Cruzeiro melhor nos primeiros minutos e o Atlético mais defensivo. Porém, foi apenas nos primeiros minutos. A partir dos 15’min, o Galo melhorou e começou a sair mais para o ataque. Com mais posse de bola, trocando passes, tentando furar o bloqueio azul.

Quando tinha a bola, o Cruzeiro tinha objetividade, buscava o gol. Foi assim, que aos 37’min da etapa inicial, em jogada inesperada, bate rebate na área, Patric afastou mal a bola, perdeu no alto para Alisson e Willian ganhou a disputa com Jemerson e tocou por debaixo das pernas de Victor, que falhou feio. Erro completo do sistema defensivo atleticano. Cruzeiro 1 a 0.

Com o gol sofrido, o Galo foi pra cima em busca do empate. Na base do abafa, o Atlético tentava achar Lucas Pratto na área, através das bolas alçadas na área, sem sucesso.

O primeiro tempo tinha terminado com o Cruzeiro marcando bem, diminuindo e ocupado bem os espaços. Já o Atlético, tinha a bola, mas não conseguia fazer disso sua arma, não conseguia criar chances de gol.

A etapa final veio. O Atlético começou como terminou. E seria assim ate o fim. Pressionando, marcando em cima, com as linhas adiantadas, mas esbarrava nas conclusões e nas defesas de Fábio.

Até que aos 6’min, Mena foi bem expulso, após cometer falta na linha de fundo.  Atlético com um jogador a mais. Ariel Cabral foi para lateral cobrir os espaços.

Levir não pensou duas vezes. Sacou Patric e Rafael Carioca, colocando Carlos e Dátolo, respectivamente. Mais ataque, mais pressão, mais sufoco.

Mano Menezes precisou mexer. Tirou Marquinhos e colocou Fabrício para fazer a lateral esquerda. Tirou Ceará e colocou Fabiano. O time celeste ainda apostava em alguns contra-ataques. Em vão.

Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG --- Rodada 25 BR-15_POSICIONAMENTO 2

Disposição tática das equipes após as substituições: Cruzeiro no 4-4-1 e o Galo no 4-2-3-1.

O Galo apostava suas fichas nas jogadas aéreas. A partir dos 25’min, o Cruzeiro perdeu o folego e os contra-ataques. O Atlético continuou em cima, tocando  a bola, rodando ela de um lado para o outro, insistindo pelo alto.

Nos 10 minutos finais, o jogo ficou eletrizante. Aos 43’, de tanto insistir (36 bolas alçadas na área, com 28 erros), o gol saiu. Após cobrança de escanteio, Carlos subiu sozinho o primeiro poste e testou firme, cuca legal. 1 a 1.

Ainda deu tempo e força para a Raposa sofrer um pênalti, de Jemerson em Willian, bem defendido por Victor, se redimindo do gol sofrido.

O Galo ainda foi para cima tentando a virada, alçou mais bolas na área cruzeirense, mas sem sucesso.

Empate ruim para os dois. Para o Cruzeiro, que ficou a 2 pontos da zona da degola e para o Atlético, que viu o Corinthians manter 5 pontos de vantagem.

ESCREVEU DANIEL BARUD — @BarudDaniel


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images

Trending Articles





Latest Images